Passo aqui um testimonial de um dos meus clientes que já esteve duas vezes nessa charmosa estação que dista uma hora e meia de Montreal,cidade que a partir de dezembro 2019 passa a receber vôos diretos de São Paulo. Já de Toronto fica a 6 horas e meia dirigindo ou você pode voar desde lá para Montreal  e pegar um dos nossos transfers ( traslados) me consultando.Confira na galeria mais abaixo algumas imagens desse destino. 

Mont Tremblant  é muito legal. Mas só vale a pena continuar lendo sobre esse resort se você tiver tolerância ao frio. Se é daqueles que já se irrita em condições amenas como 0 a -5°C, não perca seu tempo com essa leitura.

Já que começamos pela temperatura, aqui ela costuma variar entre -10 e -25. Ocasionalmente pode ter-se a sorte de ficar acima dos -10°, assim como o azar de pegar algo entre -25 e -35°. A estação só fecha oficialmente, quando a temperatura ultrapassa os -40°, o que não acontece desde 2016. Se você já ouviu dizer que a partir de uma certa temperatura não faz mais diferença, pois bem…. é mentira. A diferença entre -20 e -27 é gritante. Não quero nem imaginar -30°. Ao ponto de que, uma vez que vc tiver passado pelo -27, quando pega -17 você comemora, dispensa os warmers e até abre a ventilação da jaqueta.

Bom, se você chegou até aqui, vamos aos pontos positivos: comecemos pela neve. A qualidade é muito boa e, se não cai a mesma quantidade que nas primas da Costa Oeste aqui ela dura muito mais (agradeçam à temperatura acima mencionada). O snowmaking é muito bom. Supostamente o melhor da América do Norte (e consequentemente do Mundo). A tal ponto que o resort, para evitar atrito com a comunidade local e ecologistas se compromete a produzir neve apenas até a 2a semana de janeiro. Com a tecnologia de compressão eles conseguem produzir neve desde outubro, quando a temperatura está por volta de +2°C ( dia 18 de setembro de 2019 a temperatura estava na casa de 9 graus). Eles aproveitaram a frase sábia de nossa ilustríssima ex-presidente e literalmente passaram a “estocar neve” ( palavras do meu cliente, Não minhas). São criadas montanhas enormes de neve em todo o resort para serem “espalhadas” posteriormente, caso necessário. Importante dizer: durante 6 dias sem freshsnow em Tremblant e as pistas continuavam perfeita. Na  sexta noite nevou, mas acredito que a montanha ainda seguraria mais um pouco antes que precisassem “arrastar neve”.
O terreno: são 101 pistas oficiais, além de uma série de glades que foram criados recentemente para os amantes de off piste (em sua maioria na face norte da montanha). A montanha não tem realmente muitas opções de offpiste, então esses Glades fizeram toda a diferença. Dentre as pistas oficiais, praticamente 2/3 são para esportistas intermediários ou avançados. A montanha possui 3 faces. North, Soleil e South. Convém iniciar o dia ao norte, passar para Soleil por volta das 11 e terminar o dia no sul. Dessa forma você sempre terá o sol a sua frente e evitará pistas congeladas. (Derretem com o sol e recongelam). Por falar em iniciar o dia, não perca as FirstTracks. A neve está excelente e a montanha vazia. Soleil é uma opção, também, para quem quiser chegar ao Cassino.

Por falar em montanha vazia, as filas em Tremblant não são um problema. Mesmo durante um sábado e domingo ensolarados a espera não ultrapassava uns 5 minutos. Durante a semana não há sequer fila. É esse mesmo número reduzido de pessoas na montanha que faz com que as aulas sejam tão vantajosas. Todos os group lessons em que me inscrevi foram em “grupos de um”. Na prática, é private lesson por preço de group lesson. As aulas para iniciantes tendem a ser mais cheias, mas meu filho (beginner ) oscilou entre dias com +3 e +1 alunos, após um 1o dia sozinho. O resort passou a fazer parte do IKON pass, então não se sabe  quanto tempo essa escasses nas pistas vai durar.

Existem, na verdade, três Mont Tremblants. A “pedestrian village” onde fica o resort de ski, “Tremblant Village” há 3 km do resort e “Old Tremblant”, há 15km.

A primeira é onde tudo acontece para o esqui. Hotéis, restaurantes e lojas significativamente mais caros. Poucas opções para compra de pranchas, com exceção da loja da Burton e uma ou outra loja. Rentals são mais abundantes. Além da Burton, há lojas boas como a Columbia, HeliHenson, Salomon, Adrenaline e algumas locais. Restaurantes excelentes são o Savoy (raclete e fondue) e o Coco Pazzo (cozinha piemonteza). Mais acessível é a Pizzateria que, apesar do nome, tem excelente qualidade (escargots por um CAD). A cidade não é muito para Aprés Ski e há apenas um nightclub que lota bastante, mas a cervejaria local (Le Inferno) é bem agradável (outra cerveja local muito boa é a Fin du Monde). O preço dos restaurantes subiu muito nos últimos anos e tive dificuldade de achar bons vinhos com preços razoáveis, tanto nos restaurantes como nas lojas. Há opções de hotel para todos os bolsos e os que não são ski in/out, exigem uma caminhada de poucos metros, já que há um teleférico dentro da própria cidade. A grande vantagem de se hospedar em Tremblant Pedestrian Village é, além da comodidade, que os hoteis incluem 3 perks gratuitos (skating, tubbing e First Tracks). Vale lembrar que o FirstTrack, avulso, custa em torno de CAD 30 (dólares canadenses). Toda a cidade se resume a uma longa rua (com escadas na lateral ) e uma praça principal onde estão as principais atrações de Apres Ski e o palco para shows e atrações .

 

As duas outras opções são bem mais baratas. Tremblant Village é bem tranquila, um local para descansar e curtir a natureza. Já Old Tremblant é uma cidade. Muitas lojas, mercados e excelente restaurantes com preços muito bons.

 Apesar de Tremblant ter aeroporto, sempre acho que a melhor opção é chegar via Montreal que tem vôos para as principais cidades dos EUA (voei de Orlando 2h50) e mais 1h30 de carro. Quem preferir vôos diretos do Brasil, pode voar para Toronto e seguir de carro, por uma viagem bem mais longa na estrada.

 Não se deixe enganar pelos CADs, que custam 0,75% de 1 dolar. Essa diferença no câmbio é substituída pelo imposto de quase 20% em tudo, que não está incluído nos preçoa divulgados.

 Enfim, eu adoro Tremblant. Espero que gostem também.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe